Governo do Maranhão estreia Espaço de Negócios no Agrobalsas 2022

17/05/2022

A maior feira do agronegócio no Maranhão começou nesta nesta segunda-feira (16). A 18ª edição do Agrobalsas conta com o apoio do Governo do Estado, que participa do evento com o Espaço de Negócios, coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), pensado para oferecer informações e destacar o potencial da produção maranhense, aproximando assim o poder público dos empreendedores.

O Espaço de Negócios compreende algumas secretarias e órgãos do governo estratégicos, como a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Porto do Itaqui. Juntos, os setores governamentais alinhados ao foco do evento - trabalhar o desenvolvimento, inovação, transferência de informações nacionais e internacionais e tecnologia avançada aos empreendedores - ajudarão os empreendedores objetivando, sobretudo, na retomada do ambiente empreendedor de forma adequada e igualitária. O espaço conta, ainda, com o estande da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem).

Empreendedores elogiam o Espaço de Negócios 

Aroldo de Aquino, empreendedor da cidade de Balsas, participa por mais um ano do evento. "Eu participei em 2019, para mim foi só crescimento e reconhecimento. É uma oportunidade muito boa que o Governo do Maranhão dá para os pequenos produtores, né? Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado e a Seinc pela oportunidade", ressalta o empreendedor, cujo estabelecimento na área da cutelaria (fabricação de facas artesanais) faz parte de um dos segmentos do programa Maranhão Mais Produtivo.

"A minha expectativa pra esse evento é poder construir mais relacionamentos com o consumidor final e cadastrar mais revendedoras, para aumentar a capacidade produtiva da fábrica e ter mais pessoas gerando renda na cidade. O peso que tivemos ao participar em outras edições foi o de valorização. O espaço da Seinc faz com que o nosso produto fique mais forte, valorizado" relata Andreia Oliveira, sócia-administradora de uma fábrica de lingeries em Balsas.

Para o secretário Cassiano Pereira Junior, o Espaço de Negócios deve ser bastante procurado nesta edição. "Estamos saindo de uma crise onde muitos empreendedores foram prejudicados. A nossa missão é auxiliar na retomada das atividades destas pessoas em seus negócios, com responsabilidade, por isso esperamos que o espaço atenda às expectativas dos empreendedores que passarem por aqui, tirando dúvidas, facilitando a troca de informações, enfim, atuando diretamente no suporte aos empreendedores", disse.

O Espaço de Negócios também reunirá cerca de 40 empresas maranhenses integrantes do programa Maranhão Mais Produtivo, para que exponham e comercializem seus produtos, captando clientes e fomentando oportunidades de negócios, até o dia 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente em Balsas-MA.

Demais compromissos
A visita a Balsas foi também uma oportunidade para o cumprimento de agendas importantes. Desde o último sábado (14), o secretário Cassiano Pereira Júnior visitou empresas e polos agroindustriais para acompanhar de perto as demandas e os processos de plantio e colheita de soja e milho e de produção de alimentos e biocombustíveis. O secretário participou, ainda, de reuniões com o empresariado da região, estreitando laços entre o Governo do Maranhão e grupos do agronegócio, para o crescimento do setor na região.