Atacado

A região nordeste aparece como o segundo maior mercado do país, com faturamento correspondente a 28% da receita. O Maranhão tem o quarto maior faturamento anual do setor atacadista no Brasil, segundo o Ranking ABAD/Nielsen.
Em abril de 2022, o Maranhão apresentou saldo de 3.395, o quarto resultado positivo consecutivo no ano e o segundo maior crescimento de vagas da região Nordeste. Segundo dados da Nota do Mercado de Trabalho Formal Maranhense, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), referente a este mês em específico, a geração de vínculos no Comércio foi sustentada pelo Atacado (+555 vínculos) e pelo Comércio e reparação de veículos (+363 vínculos).
Outro dado importante sobre o Atacado, presente na Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre o Comércio Varejista referente a janeiro e fevereiro de 2022, também do Imesc, aponta que as atividades “atacado e varejo de material de construção” corresponde a 129 admissões, equivalente ao terceiro maior peso da pesquisa.
Mais Atacadista
Por meio do Decreto 31.287/15, o Governo do Estado instituiu o subprograma ‘Mais Atacadista’ e reestruturou a tributação do ICMS visando estabelecer um ambiente propício para as atividades de empresários da área, atrair novos negócios e tornar o estado mais competitivo.
O subprograma faz parte do ‘Maranhão Mais Empresas’, programa estadual que tem o objetivo de fomentar e diversificar a indústria no Maranhão.
Oportunidades de Investimentos
- Atração de novos negócios no setor;
- Desenvolvimento da cadeia produtiva;
- Atração de fornecedores;
- Desenvolvimento logístico.