Papel e Celulose
No Brasil, a indústria de papel e celulose é contemplada pela alta produtividade das florestas de eucalipto. No Maranhão, os investimentos no setor são recentes e revelam o potencial do estado para a produção de papel e celulose.
A segunda maior produtora de celulose do mundo, a Suzano Papel e Celulose, mantém uma das mais modernas fábricas de celulose de eucalipto no estado, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose para exportação, totalmente autossuficiente em energia. A empresa também investe em maciços florestais de eucalipto no estado.
O clima favorável para as florestas de eucalipto e a estrutura portuária do Maranhão, que permite o escoamento da produção para os mercados internacionais, são fatores que geram oportunidades de investimento para a cadeia produtiva de papel e celulose.
Dados
Em 2020, por exemplo, a produção de celulose ganhou bastante destaque, com 1,4 milhão de toneladas exportadas e 35% acima do que foi exportado em 2019; além das cargas em contêineres, que se consolidaram naquele ano, com a escala semanal.
Oportunidades de investimento:
- Consolidação da cadeia produtiva;
- Atração de polos florestais;
- Atração de fabricantes de papel, derivados de celulose e de outros usos para a madeira;
- Fabricantes de máquinas e equipamentos para o setor.