Construção Civil

A indústria da construção civil possui uma das mais amplas cadeias produtivas que engloba o segmento fornecedor de matérias-primas, equipamentos para a construção e os setores de serviços correlatos. No Maranhão, o setor contribui significativamente para a composição econômica, principalmente, pela geração de emprego e renda à população.

Nos últimos anos, este setor registrou um bom desempenho, tendo registrado a maior participação, principalmente através dos Programas Federais, destacando-se o PAC- Programa de Aceleração do Crescimento no Minha Casa Minha Vida, que impactaram positivamente neste setor.

O setor da construção civil do Maranhão experimentou um crescimento muito intenso também pela implantação de redes varejistas e shopping centers. Tal dinâmica provocou aumento de negócios, empreendimentos, oferta de imóveis, geração de empregos e renda. A perspectiva é de que a construção civil continue ainda com ritmo razoável de atividade no estado.

Desta forma, é um setor com efeito multiplicativo na economia que alcança os mais variados setores e subsetores, com poder de geração de mão de obra em grande escala e renda.

Dados recentes

No início de junho de 2022, dados divulgados no Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) pelo Ministério do Trabalho e Previdência apontam que o Maranhão criou 3.395 novos postos de trabalho no mês de abril de 2022.

Segundo o levantamento, o Maranhão contou com a segunda maior variação relativa do mês de abril no Nordeste, com 0,64%. No total, mais de 20 mil pessoas foram admitidas somente em abril. Entre os setores de destaque, estão o de Construção Civil e Serviços.

Oportunidades de investimento: