Têxtil e Confecções
O mercado de moda brasileiro é conhecido local e internacionalmente por sua criatividade e dinamismo, com destaque para diversos estilistas e produtores nacionais com reconhecimento no exterior. O Brasil é a quinta maior indústria têxtil do mundo e a quarta maior em confecção.
Autossuficiente na produção de algodão e com grandes investimentos na produção de fibras químicas, o Brasil produz 9,8 bilhões de peças confeccionadas ao ano (destas, cerca de 6,5 bilhões em peças de vestuário).
No Maranhão, o setor têxtil e de confecção ainda é uma potência a ser explorada, principalmente, pelas condições favoráveis à produção do algodão, caracterizada por terras férteis, clima apropriado e a participação do governo na concessão de incentivos. Com um litoral de praias paradisíacas, parques naturais e até um deserto com águas cristalinas, o estado revela-se um potencial consumidor da moda praia.
O Governo do Estado estuda a viabilização de implantação de um polo de confecção, englobando 10 municípios, visando o desenvolvimento do setor. Além disso, universidades e instituições privadas, presentes no Maranhão, oferecem cursos voltados para os mercados de design e moda.
Em 2017, o Maranhão registrou alta de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB), o 4º maior crescimento econômico em todo o país no período. O desempenho da Agropecuária foi determinante para o crescimento econômico do Estado, beneficiada pela extensão territorial, o que permite o desenvolvimento e a criação de bovinos e agrega qualidade e maior valor à carne consumida.
Dentre as utilidades do couro, destacam-se a confecção de estofados, calçados, vestuário e acessórios, tais como bolsas, brincos, cintos, carteiras, maletas, chaveiros e pastas.
Oportunidades de investimento
- O Maranhão importa quase toda a totalidade das confecções que consome, o que demonstra que existe uma demanda interna que potencializa enormemente a oferta;
- Adensamento da cadeia produtiva;
- Produção de algodão em larga escala.