Bebidas

Importantes fabricantes de bebidas alcoólicas e não alcoólicas; nacionais e regionais estão presentes no Maranhão. A localização estratégica, o clima e a qualidade da água são fatores responsáveis pela atração das empresas ao estado.

Água: o Brasil possui 30% das reservas mundiais de água mineral e é o 8º maior produtor mundial de águas envasadas. O Mapa Geológico do país retrata o potencial hídrico subterrâneo do Maranhão, apontando a presença de aquíferos (que ocupam mais de 90% do estado) que podem ser utilizados para o abastecimento humano com água de boa qualidade e baixo custo. Os aquíferos totalizam volume estimado de 17.500 km³, com vazões que podem atingir 1.000 m³/h.

Destilados: a cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e o Brasil é o 3º maior produtor da bebida, com cerca de 5 mil marcas, 30 mil produtores e volume anual em torno de 1,3 bilhão de litros. Atualmente, o Maranhão produz 5 milhões de litros de cachaça em 450 alambiques.

No crescente mercado das bebidas artesanais, a tiquira (o termo vem do tupi “tikira”, que significa “líquido que goteja, que pinga do alambique”) é uma das mais populares do Maranhão e ganha fama no país. Recentemente, a bebida ganhou uma legislação específica, por meio do Decreto nº 6.871/2009.

Cervejas: segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, com 13 bilhões de litros por ano, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, sendo a cerveja a bebida alcoólica mais consumida no país.

O clima quente do Maranhão, com elevadas temperaturas a maior parte do ano, favorece o potencial de consumo do estado.

Refrigerantes: O Brasil é o 3º maior mercado de refrigerantes do mundo. Coca-Cola e AB InBev (Ambev) detêm 68% do mercado brasileiro, ambas com fábricas no Maranhão.

Mais dados

De acordo com a Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre o Comércio Varejista referente a janeiro e fevereiro de 2022, feita pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), a atividade “hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”, que destaca o ramo de bebidas, está em primeiro lugar entre as atividades do comércio varejista com saldo líquido positivo - neste caso, de 451 novos vínculos.

Parceria Governo do Maranhão e Ambev

Em 2019, após articulação do Governo do Maranhão, via Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), a Ambev lançou a cerveja Magnífica, feita a partir da utilização da mandioca produzida por agricultores familiares do estado.

A cerveja Magnífica fomenta a agricultura local e contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva, investindo na expansão da cadeia da mandioca e na verticalização da cadeia produtiva em todo o Maranhão.

Em dezembro de 2020, a Ambev esteve entre as mais de 100 empresas homenageadas por sua atuação no combate à pandemia do coronavírus. A cerimônia especial, realizada pela Seinc, teve como objetivo reconhecer e agradecer a todas as empresas que integraram a Rede Solidária, formada por empresários de todo o Brasil.

A Cervejaria Equatorial Ambev Maranhão, localizada na BR-135, foi ampliada e se tornou a mais moderna fábrica da Ambev do país. A parceria entre o Governo do Maranhão e a cervejaria tem garantido a ampliação das ações da empresa como, por exemplo, na mobilização de agricultores e agricultoras familiares que fornecem mandioca para a produção da Cerveja Magnífica.

Vantagens e oportunidades de investimento: