Governo participa de inauguração da ampliação do parque tecnológico do Maranhão no Monte Castelo

Governo do MA participa de cerimônia de reinauguração das novas instalações do Centro de Ensino Profissional e Tecnológico Raimundo Franco Teixeira - Gilson Teixeira/Divulgação/Secom.
12/11/2022

“Um espaço que vai contribuir para tantas pessoas na formação de uma mão de obra qualificada, muito necessária no atual cenário econômico”, destacou o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Junior, ao representar o governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante a cerimônia de reinauguração das novas instalações do Centro de Ensino Profissional e Tecnológico Raimundo Franco Teixeira (Senai– CEPT RFT), em São Luís, no bairro Monte Castelo, realizada nessa sexta-feira (11).

O parque tecnológico do Maranhão, que conta com ações, programas e investimentos do Governo do Estado, conta com reforços do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - considerada a maior escola privada de ensino técnico e tecnológico da América Latina.

Com mais de R$ 11,3 milhões em infraestrutura física e base tecnológica, o Senai – CEPT RFT conta agora com os laboratórios Senai Lab e de Automações – Robótica, além de implantação do projeto de acessibilidade, modernização da fachada e adequação do estacionamento interno.

Para Cassiano Pereira Junior, o Maranhão vive uma etapa importante em seu crescimento econômico e tecnológico, consolidada por ações e investimentos feitos tanto pelo Senai-MA quanto pelo Governo do Estado.

“Um espaço que vai contribuir para tantas pessoas na formação de uma mão de obra qualificada”, destacou o secretário Cassiano Pereira Junior (Gilson Teixeira/Secom).

“Os moradores de São Luís e Região Metropolitana, e do Maranhão, como um todo, vivem um momento muito importante com esta reinauguração. As indústrias e as empresas estão necessitando dessa mão de obra qualificada que será gerada por este investimento, por isso está vindo em um momento bastante oportuno”, analisou o secretário.

E acrescentou: “Iniciativas como esta contam com o apoio e o incentivo do Governo do Estado, que se faz presente para juntar forças e mostrar que o Governo e a Seinc são parceiros do desenvolvimento e crescimento econômico de todas as regiões do Maranhão”.

A unidade no Monte Castelo possui 14 salas de aula e diversos laboratórios, além de portfólio com dezenas de cursos em áreas como Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Energia GTD, Energias Renováveis, Vestuário, Logística, TI – Software, TI – Hardware e Automação.

Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e do Conselho Regional do Senai, que foi aluno da escola, afirmou que poder acompanhar o avanço da unidade é constatar que o Estado acompanha a inovação tecnológica trabalhada em todo o país.

“Nesta unidade, atendemos uma demanda muito grande da população. Nela, estamos dando qualidade de vida para as pessoas, assim como em escolas de outras cidades, como Bacabal e Imperatriz. Aqui, temos uma escola tradicional e o coração do Senai está aqui nessa escola”, destacou o presidente.

Raimundo Arruda, diretor regional do Senai-MA, além de comemorar as novas instalações da unidade do Monte Castelo, pontuou sobre as obras de revitalização do Senai-CEPT do Distrito Industrial de São Luís, localizado na BR-135.

“Na BR-135, estamos revitalizando aquela unidade, com um investimento de R$ 17 milhões, assim como o da unidade de Balsas também. É nossa forma de atuar pelo aumento do desenvolvimento tecnológico do Estado”, finalizou.