Governo promove rodada de negócios entre fornecedores e empresas Inpasa, Vale, Suzano e VLI

Acessar fotos
18/04/2024

O Governo do Maranhão segue incentivando as cadeias produtivas do estado. Desta vez, em parceria com a Fiema e o Sebrae, foi realizado o Encontro de Negócios em Imperatriz, que reuniu 90 empresas com produtos e serviços aptos a fornecimento para âncoras – Inpasa, Vale, Suzano e VLI Logística - que atuam no estado e movimentam significativamente a economia do Maranhão. 

Organizado pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), do Sistema Fiema, a iniciativa teve por objetivo criar um ambiente propício para a troca de experiências, identificação de oportunidades de negócios e estabelecimento de parcerias capazes de impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico local.

O secretário adjunto da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Marco Moura, explica a prioridade do Governo em promover um ambiente de negócios favorável para os pequenos negócios e mão de obra maranhenses. “Esse momento é resultado do grupo de trabalho de fornecedores, criado ano passado para auxiliar na implantação da Inpasa, em Balsas no Maranhão. E, em função da política de atração de investimentos do governador Carlos Brandão, vimos a oportunidade de ampliar essa cadeia de fornecedores para as demais grandes indústrias em nosso estado, promovendo momentos como esse, fazendo conexões entre empresários, com o objetivo de gerar trabalho e renda”, disse. 

A programação das rodadas de negócios seguem nesta quinta-feira, 18, na cidade de Balsas. Empresários da região irão se reunir com as empresas Agro Serra, Inpasa e Gess AS, às 14h, no prédio da CDL. 

Grupos de trabalho 

O Governo, através da Seinc, coordena uma frente de trabalho composta por secretarias e órgãos do Estado, entidades de ensino técnico e instituições do Sistema S, com o intuito de auxiliar no processo de instalação da indústria Inpasa Brasil. As ações resultantes do diálogo entre as instituições vem sendo ampliadas como políticas públicas importantes para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. 

Além do grupo de trabalho de fornecedores, que realiza o Encontro de Negócios, a Seinc coordena o GT de Formação de Mão de obra, que através de parcerias com Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), o Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), viabiliza capacitações e cursos de formação para atuação direta na área de indústrias. O Sistema Nacional de Emprego (SINE) também participa da frente trabalho, intermediando as vagas abertas com o banco de dados das instituições de formação.