Por meio de contrapartida social, Seinc garante acesso à educação para crianças da zona rural de São Luís

Os alunos da Unidade de Educação Básica Mário Pereira, na zona Rural de São Luís - no Maracanã, receberam a ‘Sala do Conhecimento’ (Foto: Arthur Costa/Seinc). - Arthur Costa/Seinc.
10/11/2022

Ao longo deste ano, por meio de contrapartidas sociais, o Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), tem possibilitado avanços em diversos segmentos do Maranhão, como lazer, esporte e saúde, por exemplo. Agora, a área da educação recebe mais um complemento: a entrega de uma sala de leitura interativa na Unidade de Educação Básica Mário Pereira, na zona rural de São Luís - no bairro do Maracanã.

Entregue nesta quarta-feira (9), o espaço, também conhecido como ‘Sala do Conhecimento’, foi entregue pelo Instituto Mosaic, responsável pela Mosaic Fertilizantes, após tratativas com o Governo do Maranhão, via Seinc.

Para Cassiano Pereira Junior, Secretário de Estado da Indústria e Comércio, ter como contrapartida social a entrega de um espaço que reforça a educação, a leitura e a produção literária, é fruto dos diálogos mantidos com a classe empresarial e seus vínculos estabelecidos no Estado.

Na ocasião, o secretário Cassiano Pereira Junior destacou a importância da ação que busca a valorização da educação e o incentivo à leitura (Foto: Arthur Costa/Seinc).

“O Governo do Maranhão segue oferecendo possibilidades às indústrias e empresas que estão instaladas aqui. Hoje, tivemos esta ação importantíssima, que por meio do Governo e dos incentivos fiscais, puderam influenciar tantas crianças nesta comunidade. É por compromissos como este, determinados pelo nosso governador Carlos Brandão, que seguimos buscando ações estratégicas para continuar gerando oportunidades para os que mais precisam”, analisa Cassiano Pereira Junior.

A instalação da sala objetiva apoiar o processo de alfabetização de crianças da educação infantil no Maracanã e em bairros vizinhos, com um ambiente convidativo à aprendizagem, estimulando, também, o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Para Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic, entregar a ‘Sala do Conhecimento’ é reforçar a contribuição para o desenvolvimento de São Luís e do Maranhão, como um todo - ação já desenvolvida pela empresa.

“A Mosaic tem um papel importante no agronegócio e tem uma posição importante aqui no Estado e, principalmente, em São Luís, com uma operação onde nós misturamos fertilizantes e distribuímos para toda a região Norte e Nordeste. Quando nós recebemos o incentivo do Governo do Estado para estarmos aqui, prontamente a gente já pensou em todo o processo e todo os programas sociais que temos na Mosaic. A gente não pode operar em um lugar sem contribuir efetivamente para o desenvolvimento daquele local”, destacou o diretor.

Além de um acervo de livros doados pelo Instituto Mosaic, o espaço oportuniza, para 160 alunos da educação infantil, experiências socioambientais e o contato com jogos interativos e publicações didáticas.

Maria da Conceição, diretora da Unidade de Educação Básica Mário Pereira, destaca que a parceria do Governo com a empresa resultou em um momento único para dezenas de crianças - e, também, para a escola municipal, que com a entrega da Sala do Conhecimento, ajuda a incrementar o ensino na região.

A entrega da sala de leitura ocorre em decorrência do benefício fiscal promovido pelo Programa de Benefícios do Governo do Estado, como contrapartida social da Mosaic Fertilizantes (Foto: Arthur Costa/Seinc).

“Eu acredito que é algo muito importante pra formação não só pessoal, mas social dessa comunidade. É um projeto permanente que garante acesso aos livros. No momento em que elas estão na escola, elas têm acesso ao livro. O livro não é um objeto que as crianças ficam só olhando, mas elas aprendem a manusear e respeitar. As professoras, inclusive, fazem um combinado com elas de não amassar e não rasgar os livros. As crianças já aprenderam a ter esse comportamento de leitor”, agradeceu Maria da Conceição.

A Sala do Conhecimento integra o Programa Educa, do Instituto Mosaic, que atua na promoção da educação infantil e ensino fundamental I e II, gerando o incentivo à leitura, a qualificação dos educadores e a reorganização dos espaços escolares.

Além do secretário Cassiano, o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Serviços da Seinc, Marco Antônio Moura da Silva, também participou da entrega. Já representando a Mosaic Fertilizantes, participaram: o diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, Antônio Josino Meirelles; o diretor de Performance Social, Paulo Batista; a gerente de Projetos Sociais, Camilla Bellenzani; a analista de Projetos Sociais, Thaís Gonzales; e o coordenador das Unidades de Mistura, Robson Gonçalves.

Contrapartidas sociais para a educação

A entrega da sala de leitura ocorre em decorrência do benefício fiscal promovido pelo Programa de Benefícios do Governo do Estado. A empresa Mosaic Fertilizantes adquiriu o incentivo e, por contrapartida social, implantou este espaço de reforço da educação na capital maranhense.

Nos últimos anos, também por contrapartida social, a Seinc articulou a entrega de 11 escolas, que integram o programa Escola Digna, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Duas escolas foram entregues pela Algar Agro, uma pela Equinox Gold, quatro pela Suzano Papel e Celulose e cinco pela Raízen (a empresa doou, também, um caminhão, além de equipamentos para o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão – Inmeq/MA), além da implantação da Unidade Integrada Dona Izabel Andrade, em Godofredo Viana.