Seinc realiza atendimento a gestores, agentes públicos municipais e empresas durante congresso municipalista da Famem

16/03/2023

Os dois dias do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, realizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), contou com a força-tarefa da equipe da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) no evento, para divulgar as ações governamentais coordenadas pela secretaria. O resultado não foi diferente: o estande recebeu gestores, agentes públicos municipais e empresas, interessados em conhecer os programas e integrar-se ao planejamento de desenvolvimento das cidades.

Ao todo, a Seinc realizou 37 atendimentos a gestores, agentes municipais e empresas durante o evento. Além disso, todos os 23 municípios atendidos no estande preencheram um formulário para serem cadastrados em um banco de dados, que servirá de base para o debate e a concretização de estratégias que fomentem ou fortaleçam a indústria e o comércio nas cidades, levando em consideração seus potenciais. Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, o saldo da atuação da Seinc no evento foi positivo. “Gestores municipais de várias regiões do Maranhão, a exemplo de Viana, Loreto, Timbiras, Presidente Dutra, São João do Paraíso, entre outras, visitaram o nosso estande e foram recebidos com todas as informações sobre programas de governo coordenados pela Seinc, que são verdadeiros cases de sucesso, como o Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae Maranhão; o Armazém do Empreendedor e a Política de Incentivos Fiscais. Temos certeza que nestes dois dias, conseguimos deixar estes gestores e agentes públicos interessados em somar conosco, para ver as suas cidades com a indústria e o comércio fortalecidos, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário. 

Prefeito de Timbiras, cidade a 287 km da capital São Luís, Antônio Borba exalta a iniciativa da Seinc em repassar, didaticamente, informações sobre os programas e as contrapartidas que as cidades recebem, a exemplo da geração de emprego e renda. Segundo ele, o momento é oportuno para parcerias que ampliem a qualidade de vida da população. “A nossa cidade, Timbiras, é pouco industrializada e nós vamos pedir o braço amigo da secretaria, para tentar levar empreendimentos, alguma indústria para a cidade, que sejam também um recurso que melhore as condições financeiras e a qualidade de vida do nosso povo de Timbiras”, ressalta o prefeito.

Antônio Veras, agente público em São José de Ribamar, destaca a realização do evento como uma porta aberta para oportunidades. Ele elogiou o estande da Seinc e destaca os programas que conheceu no estande como fortes vetores de crescimento a serem trabalhados na cidade. “Nós precisávamos desse evento, precisávamos da participação dos municípios e mais ainda: o Governo do Estado, juntamente com todas as secretarias, devem promover e incentivar a geração de emprego. O estande da Seinc está aqui para auxiliar e ajudar os municípios. São José de Ribamar tem um campo muito grande para esses investimentos e contamos muito com o apoio da secretaria para trazer também os investimentos para São José de Ribamar”, explica Veras.

O I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense aconteceu nos dias 13 e 14 de março, no Multicenter Sebrae e reuniu, nos dois dias de evento, 3.971 pessoas. 203 municípios foram representados durante o congresso, que contou com 23 estandes de secretarias e órgãos do governo estadual, segundo dados obtidos junto à Famem.