Fopema realiza avaliação dos seis meses de comitês temáticos; assembleia geral ocorre em novembro

Sec. Cassiano Pereira Junior durante avaliação do Fopema sobre os seis meses de comitês temáticos do fórum.
Sec. Cassiano Pereira Junior durante avaliação do Fopema sobre os seis meses de comitês temáticos do fórum. - Divulgação/Seinc.
7/10/2022

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (Fopema), executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), realizou, nesta semana, uma avaliação dos seis meses de comitês temáticos - encontros organizados pelo fórum.

Realizados de forma virtual, com foco no debate de ações conjuntas voltadas para projeção e o fortalecimento de micro e pequenas empresas, os encontros dos comitês temáticos do fórum discutiram ações de benefício direto que podem ser implantadas e direcionadas aos empreendedores, como o acesso desburocratizado às linhas de crédito, informações sobre regularização fundiária, inserção de mais micro e pequenas empresas no Portal de Compras do Governo do Estado, entre outros assuntos.

Para a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Seinc, Luzia Rezende, a avaliação dos encontros é um preparo da Seinc para a realização da assembleia geral da Fopema, prevista para 23 de novembro.

“Cada coordenador colocou algumas sugestões de ajustes e melhorias para que sejam analisadas. A previsão é que, além deste retorno do que foi dialogado nos encontros, possamos avançar nas temáticas e discutir em assembleia geral, que será em novembro deste ano”, destaca a secretária.

Sec. Cassiano Pereira Junior durante avaliação do Fopema sobre os seis meses de comitês temáticos do fórum (Foto: Divulgação/Seinc).

Para Cassiano Pereira Junior, os debates propostos pela Fopema estão alinhados com o processo de desenvolvimento do Estado. “Os encontros foram espaços para criar oportunidades e alternativas aos empreendedores. É importante manter o contato e o diálogo, principalmente tendo como mote a melhoria da vida do empreendedor. E é por meio da aproximação do poder público com o privado que daremos esse suporte e estimularemos a confiança no empreendedorismo”, analisa o secretário.

Entre os eixos avaliados, estão categorias como: “Investimento e Financiamento”, “Disseminação, Informação e Capacitação Empreendedora”, “Acesso ao Mercado”, “Compras Governamentais” e “Desoneração e Desburocratização e Tecnologia e Informação”.

“O Fopema tem sido mais um espaço de parceria onde temos levado nossas soluções empreendedoras voltadas ao fortalecimento aos pequenos negócios, que são nossa razão de existir. É importante destacar ainda que, esta é mais uma ação em que o Sebrae é parceiro do Governo do Estado do Maranhão, contribuindo assim para um ambiente de negócios cada vez mais acessível e favorável ao pequeno empreendedor maranhense, permitindo acesso a mercado, a ações de inovação, desburocratização de processos, dentre outros eixos apontados pelo Fopema como prioridades em nosso estado", acrescentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Além da Seinc, outras entidades participaram dos encontros, como: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA); Banco do Brasil; Caixa Econômica; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia; além de secretarias do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Fopema

O Fopema foi criado pela Lei Estadual nº 11.334, de 27 de agosto de 2020, em consonância com a Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e a Lei Estadual nº 9.529, de 23 de dezembro de 2011, e consiste, basicamente, em um ambiente aberto de discussões e proposição de ações para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas no Maranhão.