Governo do Estado por meio da Seinc realiza capacitação técnica aos supervisores de estágio do Programa Trabalho Jovem
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), realizou capacitação técnica com os supervisores de estágio do Programa Trabalho Jovem, na manhã desta quarta-feira (12). A ocasião contou com o apoio do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMANet) e com a parceria da Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA), ministrando a capacitação.
O programa, criado por meio da lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo decreto nº 36.486/2021, ofertou, em 2022, cinco mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens entre 17 e 25 anos, oriundos da rede estadual de ensino na Grande São Luís (Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar), Imperatriz, Caxias, Timon, Colinas e Balsas, no Eixo Estágio Social Prepara Maranhão. Esta foi, para muitos, a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
Diante da função socioeconômica do Programa Trabalho Jovem, que em pouco tempo transformou a vida de milhares de jovens maranhenses, o governador Carlos Brandão empenhou-se pela continuidade do mesmo, encaminhando projeto de lei à Assembleia Legislativa (ALEMA). A continuidade do Programa Trabalho Jovem foi determinada ainda no ano passado, quando a Lei nº 11.867/2022 foi aprovada no plenário da casa legislativa.
Para Pablo Lima, coordenador do programa, o momento vai além da capacitação. “A capacitação prepara o supervisor para o dia a dia do estagiário. É o supervisor quem o recebe no órgão público, nas empresas e é ele quem norteia os estagiários nas funções. Logo, este momento é voltado para a capacitação, para esclarecimentos e sugestões, pois o que queremos é, justamente, um programa amplo, de diversidade e de mais oportunidades”.
Em sua fala, Leuzinete Pereira, diretora da Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA), enfatiza a atuação estratégica do Trabalho Jovem. “Esta é uma ação que contribui para tirar a nossa juventude da vulnerabilidade, seja ela econômica, psicológica ou emocional. Vivemos num estado ainda desafiador, logo, este incentivo ao jovem maranhense gera empregabilidade e desenvolve a autonomia pessoal e profissional, acrescentando novas vivências”, relata a diretora.
Júnior Marreca, secretário de Estado da Indústria e Comércio, reforçou o empenho do Governo do Estado em seguir possibilitando a chance da primeira oportunidade no mercado de trabalho aos jovens. “O governador Brandão tem fascínio pelo Programa Trabalho Jovem e, a pedido dele, estamos readequando o projeto, para sua melhor execução. Temos a chance de proporcionar a estes jovens uma oportunidade única, de vivência empresarial, da rotina pública. Queremos que eles se preparem para as demais oportunidades que chegam em nosso estado, para que a força de trabalho daqui seja aproveitada”, afirma o secretário.
A capacitação técnica foi ministrada pela instrutora da EGMA, Alessandra Pajama. Nesta nova fase, o Programa Trabalho Jovem passará por algumas adequações, visando abranger ainda mais jovens maranhenses. O perfil escolar dos candidatos deve englobar alunos da rede pública estadual e universitários. A faixa etária compreendida entre 17 e 25 anos e a oferta de vagas, tanto na esfera pública quanto na esfera privada, serão mantidas.
Com o retorno do programa, no primeiro momento serão reconvocados os estagiários que já atuavam nas secretarias e órgãos públicos estaduais, desde que ainda se encaixem no perfil do programa. Os primeiros editais voltados para empresas e demais vagas de estágio têm previsão de lançamento para junho deste ano.
Por determinação da Lei nº 11.867/2022, o Programa Trabalho Jovem deve ser executado pela Seinc, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) de Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).