Governo do Maranhão apresenta potencialidades do estado a embaixadores europeus
Nesta quinta-feira (4), o Governo do Maranhão recepcionou uma delegação de embaixadores e embaixadoras da União Europeia. Em missão no estado, a comitiva visitou a estrutura do Porto do Itaqui, o maior porto público do Arco Norte, e pode conhecer as potencialidades do estado em diversas áreas. O objetivo primordial da visita foi estreitar os laços de cooperação econômica, comercial e acadêmica entre o Maranhão e os Estados membros da União Europeia.
Durante a visita, os embaixadores e embaixadoras tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Porto de Itaqui e participar de encontros estratégicos com autoridades estaduais. Foram apresentados os pontos fortes do estado e discutidas as perspectivas de cooperação e parceria entre o Maranhão e a União Europeia. Além do Porto do Itaqui, oito secretarias apresentaram dados sobre programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado.
A missão ao Maranhão está sendo coordenada pela embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, em conjunto com o embaixador da Bélgica, Peter Claes; e conta com a participação de representantes de Portugal, Malta, Alemanha, Lituânia, República Tcheca, Bélgica, Polônia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Finlândia, Croácia, Suécia e Espanha.
Pelo Governo do Maranhão, participaram as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), da Agricultura Familiar (SAF), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Sagrima) e do Turismo (Setur) e as empresas Maranhão Parcerias (Mapa) e Companhia Maranhense de Gás Natural (Gasmar). As pastas apresentaram as possibilidades de cooperação em diferentes áreas.
Para o vice-governador Felipe Camarão, o Itaqui cumpre um papel fundamental no dinamismo e na sustentação da economia do país. “É uma honra dar as boas-vindas à comitiva. A presença dos embaixadores aqui reflete o interesse em explorar nosso potencial econômico, pela geração de emprego e renda por meio da industrialização e do escoamento eficiente de mercadorias. O Itaqui é um patrimônio do nosso estado; uma fonte de orgulho que impulsiona nosso desenvolvimento", enfatizou o vice-governador.