Governo do Maranhão reúne em Recife sobre participação na 38ª Feira Internacional de Havana 2022

Governo do Maranhão participa de reunião em Recife sobre festival internacional
Governo do Maranhão participa de reunião em Recife sobre festival internacional - Divulgação/Seinc.
13/10/2022

Uma comitiva do Governo do Maranhão, representando o governador Carlos Brandão, esteve em Recife (PE), na segunda-feira (10), para dialogar sobre a participação do governo maranhense na 38ª Feira Internacional de Havana 2022 (Fihav), que ocorre em Cuba.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Indústria e Comércio (Seinc), da Agricultura Familiar (SAF) e da Agricultura e Pecuária (Sagrima). A reunião foi conduzida pelo representante da Embaixada da República de Cuba no Brasil, o conselheiro e vice-chefe da Missão, Melne Martínez Hernández.

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), Consórcio Nordeste e Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), o encontro objetivou criar parcerias para a realização da 38ª Fihav, que ocorrerá de 14 a 18 de novembro deste ano.

A feira é um dos principais eventos de intercâmbio comercial no Caribe e América Latina, onde expositores, empresários e atores da economia cubana compartilham ideias e o enfrentamento de desafios relacionados a investimentos.

Para Cassiano Pereira Junior, secretário da Seinc, o diálogo entre os governos do Maranhão e dos demais estados do Nordeste é essencial para fortalecer a divulgação do que é produzido na região. “Estamos atuando em todas as frentes, seguindo a orientação do nosso governador Carlos Brandão: focando e captando iniciativas eficazes que possam tornar o Maranhão uma referência no fortalecimento da indústria e comércio”, reforçou o secretário.

Cassiano Pereira Junior dialoga com entidades em Recife; pauta foi sobre a 38ª Feira Internacional de Havana (Foto: Divulgação).



Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, pontua que a contribuição em conjunto dos estados nordestinos é de extrema importância ao desenvolvimento do país.

“O Nordeste unido é a melhor chance que temos de fortalecer nossa economia e qualificar ainda mais nossa atuação no desenvolvimento do país. A participação articulada dos nossos estados em feiras internacionais contribui muito para o fortalecimento de diferentes setores econômicos e tem rebatimento direto na vida de nossa população”, analisou.

O secretário da Sagrima, José Antônio Heluy, destacou que o encontro foi importante para o alinhamento da participação do Maranhão na 38ª Feira Internacional de Havana, a ser realizada em novembro em Cuba.

“O Nordeste e, em especial, o Maranhão, tem uma localização estratégica para o comércio com Cuba e o Caribe. O Consórcio Nordeste está incentivando a ampla participação dos estados da região na Feira de Havana, por meio de empresas e das cadeias produtivas, para fortalecer essas relações comerciais. E com certeza vamos atender a esse chamado com uma delegação maranhense bastante representativa”, assinalou o secretário.

“A Feira de Havana será um momento importante para dinamizar a economia da América Latina. A participação do Nordeste na Feira vai mostrar o potencial de uma região tão diversificada e rica”, acrescentou Diego Rolim, secretário da SAF.