“Iniciativa única” e “marco histórico”, afirma classe empresarial sobre entrega dos resultados das Escutas Empresariais da Seinc em Imperatriz
O secretário Cassiano Pereira Junior, da Seinc, destacou a importância das escutas durante o evento e, também, como o projeto é uma das ações prioritárias do governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Criado pelo Governo do Maranhão e realizado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), o projeto “Escutas Empresariais para a competitividade do Estado do Maranhão” realizou momento histórico e importante durante nova etapa em Imperatriz, na tarde dessa quarta-feira (30).
No encontro realizado no Centro de Convenções, na sede da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a classe empresarial compareceu em peso ao evento, tanto para assistir a apresentação dos resultados das escutas feitas pela Seinc (realizadas no trimestre anterior), quanto para ouvir as propostas para o Ciclo Virtuoso para a Competitividade do Estado do Maranhão, com observação da aplicação prática no curto e médio prazo.
O secretário Cassiano Pereira Junior, da Seinc, destacou a importância das escutas durante o evento e, também, como o projeto é uma das ações prioritárias do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

“Seguindo as diretrizes do governador Carlos Brandão, fizemos hoje aqui em Imperatriz mais uma etapa das Escutas Empresariais, onde temos agora um momento de alinhamento das perspectivas e das proposições feitas pelos empresários e entidades. Por isso esse momento é tão importante: para que a gente possa traçar as ações que serão executadas nos próximos quatro anos”, afirmou o secretário.
De pilares que vão da Educação para o Trabalho à Infraestrutura, Tecnologia, Incentivo aos Negócios e Desenvolvimento Empresarial, as escutas objetivam viabilizar o crescimento econômico e social no Maranhão e um plano de ação alinhado às demandas empresariais.
Integrante da classe empresarial de Imperatriz, a empresária Luciana Abreu elogiou o Governo do Estado e a Seinc pela realização do projeto, por propor mudanças reais na realidade econômica e produtiva da região.
“Eu parabenizo o Governo do Maranhão por tão grande iniciativa. Sou psicóloga, gestora de RH, consultora e professora e nunca vi um projeto tão importante sendo implementado, com propostas reais para o nosso estado. Realmente é uma iniciativa única e que vai promover mudanças. Mais um marco histórico no Maranhão com o governo do Brandão”, parabenizou Luciana Abreu.
O impacto do retorno das escutas também foi destacado por João Lira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). “Recebemos a visita do secretário Cassiano Pereira Junior, juntamente com toda a sua equipe da Seinc, para discutirmos e debatermos os temas prioritários e positivos relacionados ao desenvolvimento e a competitividade dos negócios aqui em Imperatriz e região. Isso só reforça a importância desse momento, onde o Governo do Maranhão tem estado tão próximo da gente”, pontuou.

Mais
Na última terça-feira (29), a Seinc também dialogou com entidades e classe empresarial de Balsas, também como parte integrante desta nova etapa.
Assim como em Imperatriz, o encontro também foi bastante elogiado, consolidando o sucesso do projeto ao longo de 2022. Depois das entregas das escutas em Caxias, Presidente Dutra, Balsas e Imperatriz, os resultados serão apresentados, também, em Pinheiro e São Luís, ainda neste mês de dezembro.
Além da Seinc, representando o Governo do Estado, diversas entidades e órgãos também participam do projeto das escutas, como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema); Federação Das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Associação dos Jovens Empresários (AJE-MA), entre outras.