Seinc participa do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense com estande e ampliação do Programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae Maranhão
A Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) participa do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) que acontece nos dias 13 e 14 de março, no Multicenter Sebrae. Participam do evento gestores e agentes públicos municipais das cidades maranhenses, autoridades e órgãos públicos e privados estaduais e federais, que contarão com vasta programação incluindo oficinas e palestras nos dois dias de eventos.
Com o intuito de promover a integração dos municípios, o evento acontece em meio ao cenário de reaproximação dos governos estaduais e federal, onde é possível discutir temas como o Pacto Federativo e a retomada de obras federais. Para o presidente da Famem, Ivo Rezende, o evento é um termômetro para a união dos municípios, promovida atualmente pela entidade. “Hoje, a Famem tem em sua diretoria representantes de todas as regiões do Maranhão, para que a gente possa atender, ouvir as pautas de todas as regiões do Estado”, ressalta Ivo.
Coordenando ações de governo voltadas diretamente para o desenvolvimento industrial e empreendedor maranhenses, a Seinc conta com um estande no congresso, onde informa aos gestores municipais sobre suas ações e programas. Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, o evento é de fundamental importância pois integra os municípios maranhenses às políticas de desenvolvimento. “Nós sabemos que as pessoas completam um ciclo de vida nos municípios, é lá que os serviços são necessários e essa integração da Famem com o Governo do Estado tende a trazer bons frutos pois o que importa é o benefício para a sociedade”, afirma Marreca, que fala ainda sobre o Programa Cidade Empreendedora. “A Seinc celebrará o primeiro convênio da nossa gestão, que é a parceria com o Sebrae, no Programa Cidade Empreendedora onde o Sebrae, juntamente com a Seinc e o Governo do Estado por determinação do governador Carlos Brandão, vai levar aos municípios capacitação para aqueles entes do nosso estado. É muito importante para nós esse primeiro passo”, finalizou o secretário.
O Programa Cidade Empreendedora é executado por meio de parceria entre o Governo do Estado, através da Seinc e Sebrae Maranhão em 53 cidades maranhenses. Na abertura do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, no entanto, foi assinado termo de cooperação técnica para execução do programa em mais 70 municípios do estado. Assinaram o termo o governador Carlos Brandão; o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca; o presidente da Famem, Ivo Rezende e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Celso Gonçalo.
“Esse é o projeto: levar para os 217 municípios a Sala do Empreendedor. Estamos assinando hoje mais 70 e ficam abertas aqui as inscrições para mais municípios, para que até o final do ano todos os municípios do Maranhão tenham a Sala do empreendedor, patrocinada e financiada pelo Governo do Estado e Sebrae”, relata o governador Carlos Brandão.
Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, reafirma a parceria que traz resultados. “Graças ao Programa Cidade Empreendedora, impactamos direta e indiretamente a economia de 53 municípios atendidos pela parceria Governo e Sebrae/MA, levando desenvolvimento por meio do empreendedorismo que transforma vidas, realidades. Hoje, reafirmamos o compromisso de dar continuidade às ações, em mais um ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que se inicia ainda neste semestre”, enfatiza o presidente.
O I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense também foi palco para reapresentação do secretariado da gestão Carlos Brandão aos representantes municipais presentes no auditório do Multicenter Sebrae. O I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense teve início nesta terça-feira (13) às 8h da manhã, com pausa no almoço, e seguiu até as 18h.
Sobre o Programa Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora visa integrar gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. A proposta é promover a transformação econômica, social e cultural de municípios, onde o Sebrae parceiriza com poder público e dispõe de uma série de ferramentas para estimular a cultura empreendedora, gestão, inovação e políticas públicas, objetivando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios locais.