Turismo

Rodeado por praias tropicais, floresta amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas, o Maranhão atrai milhares de visitantes o ano inteiro. Já a capital, São Luís, possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina.

Mas, o Maranhão também é famoso por sua cultura singular. Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, o bumba meu boi é a expressão máxima da cultura popular no estado. Mas, é durante os festejos juninos que ele reina absoluto, arrastando multidões e encantando quem assiste pela primeira vez suas apresentações.

Além da evidente beleza natural, arquitetônica e cultural, o Maranhão proporciona aos seus visitantes um leque variado da gastronomia regional, artesanato tipo exportação e diversas opções de entretenimento. Toda essa diversidade está organizada em dez polos turísticos.

Para agregar inovação ao turismo no Maranhão, o Governo do Estado está investindo em programas de qualificação, melhorias na infraestrutura, obras de recuperação e renovação de espaços e patrimônios culturais e históricos.

São inúmeras as oportunidades no ramo turístico, favorecendo o aumento da permanência média e da taxa de retorno dos visitantes. São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional da Chapada das Mesas são destinos consolidados nacionalmente e internacionalmente, incluídos na programação por operadores turísticos brasileiros e também em canais internacionais de vendas.

Dados recentes:

De acordo com o balanço de ações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) sobre o Maranhão em 2021, foram notados diversos avanços para o setor turístico.  

Um dos dados relevantes foram os 1.075 novos cadastros e renovações, no ano passado, no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que atingiu o melhor resultado em três anos.

A base de dados soma milhares de cadastros, em todo o Maranhão, entre guias de turismo, meios de hospedagem, agências de viagens, meios de transportes turísticos, além de outras 11 categorias. A maioria dos registros do Cadastur no Maranhão está concentrada nos Polos São Luís, Chapada das Mesas, Lençóis e Delta.

Oportunidades de investimento:

Para saber mais sobre o turismo no Maranhão acesse http://www.turismo.ma.gov.br.